sexta-feira, 16 de julho de 2010

Harvey Pekar


No último dia 12 faleceu Harvey Pekar,grande autor do quadrinho americano.Me identifico mais com ele do que com o Crumb(seu parceiro em diversas histórias),gostaria muito de ter desenhado uma história dele.
Concordo com o Harvey de que "A vida comum é um negócio bem complexo!"
Mas só quem percebe isso,é quem tem o "Olhar" assim como ele tinha.
O Harvey não tinha pretensão de passar "grandes mensagens" ou mostrar sua vida de um modo água com açúcar e vender como quadrinho autoral(como fazem muitos babacas hoje em dia).Era vida...vida real.Um autor de verdade.
Ele não perdia tempo com grandes divagações e nem chorando pelos cantos.Apenas resmungava e seguia em frente,como fazem os fortes.
Vai fazer muita falta.
Uma pessoa genial a menos nesse mundo cada vez mais repleto de idiotas!

Dicas:
Filme:
Anti-Herói Americano(American Splendor):Filme sobre o Harvey Pekar.Foi no final de 2003 que um amigo me perguntou se eu já havia assistido a um filme chamado o Anti-Herói Americano,que falava sobre um quadrinista americano e que o Crumb aparecia e tal.O título por si só já era maravilhoso e valia muito a pena procurar...mas para variar não achei...só um ano depois mais ou menos eu achei na internet(viva o compartilhamento de arquivos!).Pronto um dos melhores filmes que já vi,muito superior ao documentário sobre o Crumb,não só pela ótima história e personagens,como pelo trabalho competente da direção e equipe.
Detalhe para o inicio do filme com a cena da infância de Harvey em plena época de Haloween(identificação total) e a de uma das suas idas ao programa do otário David Letterman(alguém tem que fazer isso no Jô).
Vale muito a pena assistir!

Música:Assista o filme de novo!

Blog:Em tempo,meu grande amigo,design fodão e quadrinista talentoso(além de ser um Manauara safado,hehehe),prestou também uma homenagem ao Harvey lá no blog dele.Vale a pena conferir esse e os outros trampos do Berna,para ver é só da um clique aqui .

4 comentários:

  1. Faaala meu amigo!!
    Também fiz uma homenagem à Harvey Pekar no meu blog, da uma olhada lá!

    Saudade de vcs, cara! Sempre bate uma vontade de pegar um vôo e passar um tempo aih.. Quem sabe em breve!

    Abração!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Berna!!!!
    Dei uma olhada no teu blog,muito foda o trampo,tás botando pra quebrar.
    Pega um avião e vem "timbora" passar nem que seja um final de semana aqui.Dá um toque pra eu tentar ver um que eu folgue e ai é tranquilo.
    Saudades de você amigão!Abraço

    ResponderExcluir
  3. Rafael, o imortal!

    Sempre nos presenteando com sua arte singular, não é grande amigo?
    Não conhecia o Harvey Pekar. Realmente um cara adimirável. (Pude conhecer um pouco dele e do trabalho dele através do filme que você indicou).

    Um grande abraço e parabéns pela arte.

    ResponderExcluir
  4. Grande Sir Thiago "Jimmy"!
    É sempre uma grande honra receber a visita ilustríssima do senhor,aqui no Esse meu humor.Vale a pena procurar as coisas do Harvey,o cara era muito foda.
    Grande abraço amigão!

    ResponderExcluir